O setor de transportes de Santa Catarina acumula uma alta de 7,6% entre janeiro e setembro de 2024, conforme dados divulgados pelo IBGE nesta quarta-feira, 13. O percentual é o segundo maior entre os estados do Sul e Sudeste, atrás apenas do Espírito Santo (8,9%). Assim, o desempenho catarinense ficou à frente de estados como São Paulo (-4,1%), Paraná (+1,3%) e Minas Gerais (+2,8%).
Considerando apenas o mês de setembro, o setor de transportes registrou forte alta de 12,5% em relação ao mesmo período do ano passado. Já no acumulado dos últimos 12 meses o segmento também acumula resultado positivo, com elevação de 8,3%.
“O setor de transportes é um termômetro de como está aquecida a economia catarinense. Ele reflete o aumento das nossas exportações, a movimentação dos portos e a maior circulação de mercadorias. O Governo do Estado tem investido forte em rodovias, portos e aeroportos para ampliar e qualificar nossa infraestrutura”, destacou o governador Jorginho Mello.
Os dados sobre o crescimento do setor de transportes catarinense integram a Pesquisa Mensal dos Serviços (PMS) do IBGE. A PMS mostrou que o setor de serviços de Santa Catarina cresceu 8% em setembro e 5,8% no acumulado do ano. Assim, o resultado está acima da média nacional, que registrou alta de 4% em setembro e de 2,9% no acumulado do ano.
Em Santa Catarina, além da alta dos transportes, todos os outros segmentos que compõem o setor de serviços registram crescimento. É o caso dos serviços de informação e comunicação (+5,4%) e serviços prestados às famílias (+4,5%). Os serviços profissionais, administrativos e complementares (+3,3%) bem como outros serviços (+2,4%) também tiveram elevação.